Serra Catarinense. Domingo, 23 de Fevereiro de 2020
Anuncie Classificados Correio Lageano
Instituto José Paschoal Baggio
Anuncie Essencial Correio Lageano
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central do Assinante Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

Selecione abaixo a cidade desejada
:: São José do Cerrito
São José do Cerrito A colonização da região começou no século XIX, com a ocupação e exploração dos campos de Lages pelos bandeirantes paulistas. Políticos da época são historicamente tratados como fundadores do povoado. Entre eles, Anacleto da Silva Ortiz, José Otávio Garcia, Cirilo Antunes Pereira, Dorgelo Pereira dos Anjos, Vidal Gregório Pereira, Sebastião da Silva Ortiz, João Camilo Pereira e Dom Daniel Hostin, que foi bispo da Diocese de Lages.

O povoado teria surgido no local onde foi construída a primeira capela, perto do Rio Caveiras. Por muitos anos, o município usou o nome de Caru, uma lembrança às profecias de João Maria de Agostinho, monge da campanha do Contestado que acreditava que o nome “Caveiras” faria com que mais e mais pessoas morressem afogadas nas águas profundas do rio. Por isso, os moradores passaram a chamar a localidade de Caru, nome de origem indígena para o qual os relatos sobre o município atribuem dois significados: “forte e corajoso”, como o rio, e “terra fértil”.

Em 1953, o executivo de Lages recebeu a proposta do legislativo de retomar o antigo nome, São José, patrono da primeira capela, acrescido de uma referência aos pequenos morros, “cerritos” em castelhano.


Turismo

A maior riqueza turística do município está nos atrativos naturais. As belas paisagens convidam a acampar e a passear. Outras opções de lazer são o campo de futebol “Refuga Bahiano”, a Cascata Corredeira, a igreja matriz, sítios e o parque de exposições.


Pontos Turísticos

.: Passo dos Fernandes: No local fica uma das pontes sobre o Rio Caveiras e lindas cascatas. Ideal para passeios e banhos de rio. Está localizado a 15 km do Centro, na divisa com Capão Alto e Lages.

.: Pesque e Pague Helmar Motta: Local próprio para pesca. Fica a 15 km do Centro, na localidade Santo Antônio.

.: Gruta Nossa Senhora Aparecida, Santa Cruz e Capelas interioranas: Formam o roteiro turístico religioso do município, que também conta com a Gruta Nossa Senhora de Fátima, construída no Centro da cidade. Cada uma delas promove festejos populares para homenagear seus padroeiros.


Como Chegar

O principal acesso é pela BR-282, em direção ao oeste do Estado. O município fica às margens da rodovia, a 33 km de Lages e a 242 km de Florianópolis.


Informações turísticas

Prefeitura: Rua Anacleto da Silva Ortiz, 127 - Centro
Cep: 88570-000
Telefone e fax: (49) 3242-1111


Outras Informações:
• Site: www.cerrito.sc.gov.br
• E-mail: cerrito@cerrito.sc.gov.br
• Informações turística: (49) 3242-1111

Características

Brasão São José do Cerrito

Brasão

Bandeira São José do Cerrito

Bandeira

Localização São José do Cerrito Como chegar? Clique aqui
  • Área 946,243 km²
  • População 10.624 hab.
  • Densidade hab./km²
  • Altitude 910 m
  • Clima temperado
  • Temperatura máx. 27°C
  • Temperatura mín. -2°C
  • Distância da capital 269 km
  • Festa típica Festa do Feijão