Serra Catarinense. Domingo, 23 de Fevereiro de 2020
Anuncie Classificados Correio Lageano
Instituto José Paschoal Baggio
Anuncie Essencial Correio Lageano
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central do Assinante Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

Selecione abaixo a cidade desejada
:: Rio Rufino
Rio Rufino O primeiro povoado do município foi fundado por José Serafim dos Santos e Osório Pereira de Medeiros e era denominado de “Serra dos Pereiras”. De colonização açoriana, a povoação do município ganhou força por volta de 1905, com Rufino Pereira, agricultor e morador da região, que cultivava as terras férteis próximas do Rio Canoas.

Só em 29 de dezembro de 1957 o povoado passou a ser o distrito de Rio Rufino e em 12 de dezembro de 1991, ganhou emancipação política e se tornou município. Herdeira não só da etnia açoriana, a população tem traços italianos e poloneses, e até mantém a economia do município baseada na agricultura familiar.

As culturas tradicionais, como feijão, milho e a criação de gado de corte e de leite enfraqueceram diante da produção de vime, que atualmente se sobressai na produção local. O vime é um arbusto de origem européia, mas precisamente da Europa Central e Ásia.

No entanto, em Rio Rufino encontrou condições ideais de desenvolvimento: altitude, abundância de água e temperatura amena. Os vimeiros da cidade garantem porte de árvore ao arbusto, que chega a três vezes mais a altura normal, podendo atingir até 10 metros. Hoje a região concentra grande parte da produção de vime do país, o que dá a Rio Rufino o título de “Capital Nacional do Vime”.


Turismo

Com cobertura vegetal formada de araucárias, bracatingas, canelas, xaxins e vegetação rasteira, Rio Rufino também é bem abastecido de recursos hídricos, sendo banhado pelo Rio Canoas e vários de seus afluentes, muitos deles com quedas d’água que tornam a paisagem ainda mais deslumbrante. O conjunto de bens naturais indica o potencial do município para o turismo ecológico.


Pontos Turísticos

.: Cascata da Fábrica: Fica na localidade São Judas, a 5 km do Centro.

.: Cascata da Serra: Tem 70 metros de altura e é um dos recantos escondidos no território do município. Fica a 12 km do Centro, na comunidade Alto da Serra. Para chegar lá é preciso contar com indicações dos moradores que se encontram pelo caminho.

.: Cascata do Rio do Tigre: Localizada a 10 km do Centro.

.: Caverna do Rio do Leste: Fica na localidade de mesmo nome, a 18 km do centro. Contam os moradores, que um ermitão morou na caverna e por muito tempo era atração turística assim como a “casa de pedra” que habitou.

.: Pedrinha da Cruz: Fica no Morro da Cruz, em Lagoa Preta. É uma formação rochosa que dá impressão de ter sido esculpida pela mão do homem e não pela natureza.

.: Morro do Campo Novo: tem 1.700 metros de altura. Está localizado a 15 km do Centro da cidade.

.: Salto do Rio Rufino: Localizado na comunidade São Judas, a 4 km do Centro.

.: Monumento ao fundador: Criado para homenagear Rufino Pereira dos Santos, simboliza o resgate da história da colonização do município e os frutos da terra. Entre eles, milho, maçã, melancia e feijão. É completado pela escultura de um burro, que lembra o principal meio de transporte da época. Fica na Praça Jaime José Oselame, no Centro.

.: Coopervime: Fica no Centro e reúne a produção de artesanato, como cestaria, móveis e outros artigos feitos de vime. No local é possível observar todo o processo de criação artesanal local.


Como Chegar

O acesso é pela rodovia SC-439, a 18 km da BR-282. Fica a 71 km de Lages e a 198 km de Florianópolis.


Informações turísticas

Prefeitura: Rua José Oselame, 209 - Centro
Cep: 88658-000
Telefone: (49) 3279-0047
Fax: (49) 3279-0000


Outras Informações:
• Site: www.riorufino.sc.gov.br
• Informações turística: (49) 3279-0047

Características

Brasão Rio Rufino

Brasão

Bandeira Rio Rufino

Bandeira

Localização Rio Rufino Como chegar? Clique aqui
  • Área 282,569 km²
  • População 2.518 hab.
  • Densidade hab./km²
  • Altitude 860 m
  • Clima temperado
  • Temperatura máx. 27°C
  • Temperatura mín. -2°C
  • Distância da capital 187 km
  • Festa típica Festa Nacional do Vime