Serra Catarinense. Domingo, 23 de Fevereiro de 2020
Anuncie Classificados Correio Lageano
Instituto José Paschoal Baggio
Anuncie Essencial Correio Lageano
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central do Assinante Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

Selecione abaixo a cidade desejada
:: Painel
Painel Painel é fruto da colonização mista feita por imigrantes italianos, portugueses, espanhóis e alemães a partir do final do Século XIX. Distrito de Lages de 1899 a 1994, se chamava “Quarteirão do Portão” ou apenas “Portão”.

O batismo com o nome Painel tem até hoje duas versões entre os moradores. Uma alega que um viajante, ao passar pelo município, ficou impressionado com a beleza de sua paisagem e comparou a vista a um painel a ser pintado. Outra atribui à denominação a um antigo e querido morador, um negro de nome Noel que era carinhosamente tratado pelos moradores como Pai Noel.


Turismo

Localizado entre Lages e São Joaquim, é um município com característica rural, onde mais da metade de seus habitantes desenvolve atividades agrícolas. Rodeado de belas paisagens, de campos verdejantes e produtivas fazendas, Painel tem uma altitude elevada. No inverno as baixas temperaturas são comuns, com ocorrência de geadas, que tornam brancos os campos verdejantes e estimulam o turismo rural.

A piscicultura, com destaque na criação de trutas, é outro atrativo turístico do município. O ponto alto acontece em agosto, com o Painelaço, a Festa Nacional da Truta e do Tiro de Laço. Outro atrativo pouco explorado é a colheita do Pinhão, quando moradores sobem até perto da copa dos pinheiros araucária para derrubar as pinhas, a partir da segunda quinzena de maio. Hoje Painel concentra a maior produção de pinhão da Serra Catarinense.


Pontos Turísticos

.: Estação Nacional de Truticultura: Administrada anteriormente pelo Ibama e desde o final de 2003 pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca do Governo Federal, é um centro que pesquisa para melhorias nas criações de trutas e pode ser visitado. Fica na SC-438, s/nº, a 6 km do Centro.

.: Fazenda São João: Local para acampar, com piscina e trilhas ecológicas cercadas por rios e cachoeiras. Há também a possibilidade de hospedar-se em casas semimobiliadas. No KM 35 da SC- 438. (49) 3235 0142.

.: Fazenda Morro Chato: Propriedade que abriga a garganta do Rio Caveiras.

.: Garganta do Caveiras: Localiza-se na fazenda Morro Chato e o seu acesso só pode ser percorrido a pé ou a cavalo.

.: Igreja Matriz de São Sebastião: São Sebastião é o padroeiro da cidade. A igreja fica no centro.

.: Igreja Santo Antônio: Na Localidade Casa de Pedra, na SC- 438.

.: 5º Pelotão da Polícia Militar Rodoviária Atalaia da Serra: Com corporação preparada para atender os turistas com informações sobre a Serra Catarinense, o pelotão tem o diferencial de manter no local não só sua estrutura administrativa, mas também, um galpão crioulo, playground, churrasqueiras, lagos com peixes da região e uma capela ecumênica feita de pedra basalto.

.: Cooperema: A cooperativa é a única do Estado nesse segmento. Nela, tudo que é absorvido da criação de emas é aproveitado. A carne vermelha, considerada macia, saborosa e de baixo teor de colesterol é o principal produto. No entanto, não menos importante que o couro, exportado para a Europa; os ovos, também consumidos na alimentação; as cascas aproveitadas por artesãos e as penas usadas na fabricação de espanadores e de alegorias de carnaval.

.: Nascente do Rio Caveiras: Fica na localidade Farofa.

.: Parque de Exposições Léo Rogério Vieira de Andrade: Na SC-438, a 2 km do Centro de Painel.

.: Pesque e Pague Araucária: No local existem oito açudes com peixes variados para que o turista possa pescar pelo tempo que quiser. Localizado a 6 km do Centro.

.: Truticultura Arco-íris: Local ideal para prática de pesca esportiva. Tem uma produção de 15 mil quilos de truta por safra. O que sobra das pescarias é comercializado entre restaurantes, hotéis e churrascarias da região. A truta é criada em água corrente, com temperatura entre 18ºC e 21ºC. Sua carne é rica em vitaminas e reduz o colesterol.


Como Chegar

O acesso é pela SC- 438, a 18 km de Lages, no caminho para São Joaquim.


Informações turísticas

Prefeitura: Rua Basílio Pessoa, 36 - Centro
Cep: 88543-000
Telefone: (49) 3235-0035
Fax: (49) 3235-0034
Secretaria Municipal do Turismo – (49) 3235-0034


Outras Informações:
• Site: www.painel.sc.gov.br
• E-mail: pmpainel@uol.com.br
• Informações turística: (49) 3235-0035

Características

Brasão Painel

Brasão

Bandeira Painel

Bandeira

Localização Painel Como chegar? Clique aqui
  • Área 742,103 km²
  • População 2.357 hab.
  • Densidade hab./km²
  • Altitude 1.144 m
  • Clima temperado
  • Temperatura máx. 27°C
  • Temperatura mín. -2°C
  • Distância da capital 232 km
  • Festa típica Painelaço