Serra Catarinense. Domingo, 23 de Fevereiro de 2020
Anuncie Classificados Correio Lageano
Instituto José Paschoal Baggio
Anuncie Essencial Correio Lageano
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central do Assinante Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

Selecione abaixo a cidade desejada
:: Otacílio Costa
Otacílio Costa O município surgiu com o ilustre morador que é homenageado nomeando a cidade. Otacílio Vieira da Costa era dono de terras naquela região. Nelas ergueu um galpão para pernoite e descanso de tropeiros que viajavam pela estrada que ligava Lages a Curitibanos. O local ficou conhecido como Encruzilhada. Mais tarde ele construiu um botequim, que sempre era pintado de branco, o que levou à mudança de nome do local para Casa Branca.

Otacílio Vieira da Costa atuou na vida pública desde os 16 anos de idade, época em que já se revelava um grande jornalista e escritor. Sua potencialidade se confirmou anos depois, com meio século de colaboração a jornais da sua terra. Aos 26 anos ele se firmou na vida política, sendo eleito deputado na Constituinte Estadual.

O município onde ele foi um dos primeiros moradores começou se desenvolver com a chegada de fazendeiros que compravam grandes áreas de terras. Em 1959 a localidade passou à categoria de distrito e ganhou o nome de Otacílio Costa, proposto pelo então vereador, Dorvalino Furtado. Em 10 de maio de 1982 Otacílio Costa foi emancipado de Lages e ganhou a autonomia de município. Cercada por áreas de reflorestamento, a cidade tem na produção de papel e celulose a sua principal fonte econômica.


Turismo

Banhado pelo Rio Canoas e cercado de áreas de reflorestamento, Otacílio Costa é considerado um dos maiores fabricantes de papel, celulose e embalagens de Santa Catarina. A madeira é sua principal fonte econômica. Tem uma imensa área coberta de pinus, pinheiros, eucaliptos, araucárias e árvores nativas.

O município detém a maior concentração de florestas de Pinus sp, com mais de 50 mil hectares de florestamentos e reflorestamentos, que representam cerca de 55% da cobertura de seu território. Por essa razão, Otacílio Costa é conhecida como a “Capital Catarinense da Madeira”.


Pontos Turísticos

.: Fazenda Gropp: Área de reflorestamento coberta por pinus, araucárias e árvores nativas. A visitação só é permitida mediante autorização.

.: Fazenda Perimbó: Igualmente um imenso reflorestamento, que precisa de autorização para ser visitado.


Como Chegar

O principal acesso é pela SC-425, rodovia que liga a BR-282 a BR-470. Otacílio Costa fica a 45 km de Lages e a 235 km de Florianópolis.


Informações turísticas

Prefeitura: Avenida Vidal Ramos Junior, 228 - Centro
Cep: 88540-000
Telefone: (49) 3275-2121
Fax: (49) 3275-3334


Outras Informações:
• Site: www.otaciliocosta.sc.gov.br
• E-mail: gabinete@otaciliocosta.sc.gov.br
• Informações turística: (49) 3275-2121

Características

Brasão Otacílio Costa

Brasão

Bandeira Otacílio Costa

Bandeira

Localização Otacílio Costa Como chegar? Clique aqui
  • Área 416,8 km²
  • População 4.053 hab.
  • Densidade hab./km²
  • Altitude 996 m
  • Clima temperado
  • Temperatura máx. 27°C
  • Temperatura mín. -2°C
  • Distância da capital 274 km
  • Festa típica Festa da Agricultura Familiar