Serra Catarinense. Domingo, 23 de Fevereiro de 2020
Anuncie Classificados Correio Lageano
Instituto José Paschoal Baggio
Anuncie Essencial Correio Lageano
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central do Assinante Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

Selecione abaixo a cidade desejada
:: Bom Retiro
Bom Retiro Enquanto era aberto o caminho da Serra do Rio do Rastro, os homens que trabalhavam nela usaram esta área às margens do Rio Canoas para descansar. Em 1792, Antônio Marques de Azarão; um bandeirante Capitão; fundou a comunidade de Bom Retiro, nome dado pela calmaria e beleza da região. Em 1923, Bom Retiro foi desmembrado de Lages e elevado a município. Hoje, ele é considerado o Portal da Serra Catarinense, é um dos maiores produtores nacionais de vime, além de estar entre os municípios de melhor clima no Brasil. Bom Retiro fica a 123 quilômetros da capital e a 87 de Lages.


Turismo

Integrado ao roteiro do “Caminho das Neves”, que começa em Nova Petrópolis (RS), e termina nele, ou vice-versa, Bom Retiro ainda tem sua própria rota turística. Nela incluiu belas paisagens, um relevo ímpar com locais para visitação de encher os olhos, como o Campo dos Padres (onde fica o Morro da Boa Vista. O mais alto de Santa Catarina e do Sul do Brasil, com 1.827 metros de altura) Costão dos Frades, cavernas, cachoeiras, grutas e cascatas; além de eventos como a Festa Estadual do Churrasco.

O município é a porta de entrada à Serra Catarinense, para quem vem do litoral pela BR-282. Sem estações secas, com verões frescos, temperatura média anual de 15,6ºC e ocorrência de fortes geadas em junho, julho e agosto, Bom Retiro tem clima comparado ao de Campos de Jordão, em São Paulo, cidade apelidada de “Suíça Brasileira”.


Pontos Turísticos

.: A Anunciação: Obra de arte sacra que retrata a religiosidade da população. É uma escultura feita em concreto. Tem dois metros de altura e 1,5 metro de largura. Fica no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na localidade Santa Clara, KM 140 da BR - 282.

.: Cachoeiras e cascatas: Ainda inexploradas. Em uma delas a queda é de aproximadamente 120 metros de altura.

.: Calçada: Construída antes de 1.800, por escravos e índios, a mando do fundador da cidade, Antônio Marques Arzão. É feita de pedras-ferro sobrepostas e seus vestígios podem ser observados em meio à vegetação. É também caminho para uma gruta natural que serve de ponto de peregrinação religiosa e para outro ponto turístico do município: o Morro Costão do Frade.

.: Morro Costão do Frade: Batizado assim pelos moradores, porque uma pedra grande que fica no local lembra a silhueta de um padre, o Costão do Frade não poderia ter nome mais apropriado. É que na pedra existem inscrições feitas por jesuítas. Para chegar ao topo do morro é preciso subir pela calçada construída por escravos e índios.

.: Campo dos Padres: É nele que fica o Morro da Boa Vista, o mais alto de Santa Catarina e do Sul do Brasil, com 1.827 metros de altura. As primeiras nevascas do Brasil acontecem lá e também as temperaturas mais baixas do país, que atingem até 18º C negativos durante o inverno.

.: Grutas e cavernas indígenas: Antigas moradas de índios Xokleng, Kaingang e de outras tribos.

.: Igreja Matriz e Igreja Nosso Senhor Bom Jesus: As duas têm pinturas feitas a óleo, nas paredes e teto. São raridades de 1940. A Igreja Nosso Senhor Bom Jesus também é conhecida como “Igrejinha de Paraíso da Serra”, por ficar na localidade que tem esse nome. Nela, a perfeição das pinturas dá destaque às estações de Cristo. A igrejinha fica a 20 km do Centro, sendo 11 deles em estrada de chão batido. Construída em 1948, possui uma forma arquitetônica única. A visitação é feita por agendamento pelo telefone (49) 3277 0113 ou pelo e-mail turismo@bomretiro.sc.gov.br

.: Morro da Cruz: Além de proporcionar uma ampla visão de todo à área urbana e de campos e vales de Bom Retiro, é um dos melhores pontos de vento do Brasil para prática de asa-delta, parapente e paraglider. Situado a 1.340 metros de altitude, pode ser acessado de veículo até o pé do morro. A partir daí, é bom usar calçado apropriado para trilhas. Há 70 anos o Morro da Cruz também é usado pelos moradores como ponto de peregrinação na Sexta-feira Santa. Ele fica a 10 Km do Centro de Bom Retido, a 130 Km de Florianópolis e a 120 Km de Rio do Sul.

.: Museu Bruno Mariano: Tem um acervo geral da história do município com aproximadamente 500 peças antigas. (49) 3277 0468

.: Museu da Memória dos Imigrantes Alemães Johann Deucher: No local são mantidos registros históricos da cultura e da religiosidade dos imigrantes que vieram da Alemanha entre os séculos XIX e XX, se fixando na localidade Entrada.

.: Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida: Fica na localidade Santa Clara, no KM 140 da BR-282. É uma das vistas mais extraordinárias da Serra Catarinense. Ela abriga a estátua do Pai Eterno e a Igreja do Santuário, onde fica a réplica original de Nossa Senhora Aparecida, trazida do Santuário Nacional de Aparecida, pela aeronáutica, em 2007. O caminho até lá é de pavimentação asfáltica e está a 11 km do Centro de Bom Retiro, a 140 km de Florianópolis, a 145 km de Blumenau, a 90 km de Lages e a 70 km de São Joaquim.

.: Monumento Mirante ao Pai Eterno: Com cerca de 10 metros de altura, foi esculpido em concreto para representar a Santíssima Trindade. É um local de peregrinação a 1.100 metros de altura, rodeado por uma natureza exuberante. De lá é possível ver o Morro da Boa Vista (mais alto do Sul do Brasil). Para chegar até o monumento é preciso vencer uma escadaria de 100 degraus, que começa a partir da igreja do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde romeiros costumam pagar suas promessas. Está na localidade Santa Clara, no KM 40 da BR-282.

.: Estátua do Capitão Arzão: Monumento que homenageia o fundador do município. Fica na Praça 7 de Setembro, no Centro da cidade.

.: Monumento ao Churrasco: Construído em 2004 é uma homenagem a um dos pratos típicos de Bom Retiro. O município é famoso como a capital do churrasco, por preparar o melhor do Estado e, anualmente, promover a Festa do Churrasco. A escultura é de concreto. Tem 2,4 metros de altura. É um atrativo aos turistas, que tiram fotografias junto dela para levar como recordação da passagem por lá. Localizado no KM 130 da BR-282, em frente ao Parque de Exposições Dieter Hornung, fica a 5 km do Centro, a 130 km de Florianópolis e a 120 km de Rio do Sul.

.: Mirante do Cruzeiro: Obra executada em 2004 por iniciativa da Diocese de Lages. Todo ano, em 12 de outubro, é palco da Festa em Homenagem a Nossa Senhora Aparecida, que conta com romarias a pé, de carros, motos e cavaleiros. Localizado a 1 km da BR- 282 têm altitude de 1.090 metros. No isolamento em meio à bela paisagem é possível buscar a interiorização pessoal e se ater completamente à espiritualidade.


Como Chegar

Pela BR-282. Fica entre os municípios de Alfredo Wagner e Bocaina do Sul, no eixo leste-oeste de Santa Catarina. Localizado a 126 km de Florianópolis e a 87 km de Lages.


Informações turísticas

Prefeitura: Avenida Major Generoso, 19 - Centro
Cep: 88680-000
Telefone e fax: (49) 3277-0183
site: www.bomretiro.sc.gov.br
Outras Informações:


• Site: www.bomretiro.sc.gov.br • E-mail: bomretiro@bomretiro.sc.gov.br
• E-mail: Sec. Municipal do Turismo turismo@bomretiro.sc.gov.br
• Informações turística: (49) 3277-0183

Características

Brasão Bom Retiro

Brasão

Bandeira Bom Retiro

Bandeira

Localização Bom Retiro Como chegar? Clique aqui
  • Área 1.055,5 km²
  • População 8.543 hab.
  • Densidade hab./km²
  • Altitude 890 m
  • Clima temperado
  • Temperatura máx. 29°C
  • Temperatura mín. -2°C
  • Distância da capital 113 km
  • Festa típica Festa Nacional do Churrasco