Serra Catarinense. Domingo, 23 de Fevereiro de 2020
Anuncie Classificados Correio Lageano
Instituto José Paschoal Baggio
Anuncie Essencial Correio Lageano
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central do Assinante Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

Selecione abaixo a cidade desejada
:: Bocaina do Sul
Bocaina do Sul O Município é cercado de muito verde, montanhas, furnas, rios e riachos com cachoeiras. As belas paisagens do interior, a cultura do povo de descendência mista, as festas, a agricultura e a história do lugar cativam. Bocaina do Sul além de sua exuberante natureza, oferece ainda aos seus visitantes a opção de conhecer diversos locais como a cachoeira de Pinheiro Marcado, a antiga fábrica de papel (propriedade particular), Lagoa do Foge (ligação do Aquífero Guarani), Pedra em forma de Boca (onde deu a origem ao nome do município) e outros diversos pontos.

A produção local o artesanato em vime a comida típica da região são apresentados na Festa da Mostra do Campo que acontece anualmente no mês de julho. Outro importante evento do município é a Festa da Padroeira, realizada em fevereiro.

A economia do município se resume na pecuária, apicultura, extrativismo vegetal através de reflorestamento, extração do vime, plantação de milho, feijão e fumo. As pequenas empresas são tipicamente familiares e se concentram na fabricação de produtos coloniais.


Turismo

As belezas naturais são o principal atrativo de Bocaina do Sul. Cachoeiras, açudes, lagoas; ideais para prática de pesca, chalés, piscinas... Cercado de muito verde, montanhas, furnas, rios e riachos, o município tem um povo de cultura mista que se destaca na agricultura familiar, na produção de artesanato de vime e preparo de comidas típicas.


Pontos Turísticos

.: Mini Pantanal Pesque e Pague: A12 quilômetros da cidade, na localidade Santa Rosa, há opções de camping e pesca. Localizado ao lado do Rio Canoas, com mais de 40 hectares de lagoas habitadas por peixes nativos, como traíras, lambaris e jundiás, o ponto turístico permite a permanência o dia todo e pescaria à vontade. É possível usar banheiros e chuveiros e também ficar hospedado em chalés com piscina, churrasqueiras, campo de futebol e quadra de bocha, restaurante e área para acampamento.

.: canchas de Laço: A cidade tem cinco canchas de laço. Não é para menos. A prova campeira é a preferida dos bocainenses. Para os turistas, oportunidade de aprender e de presenciar o costume.

.: Cachoeira Canaã: Fica na localidade Campinas.

.: Cachoeira de Pinheiro Marcado: Em Pinheiro Marcado, com queda de 140 metros.

.: Cachoeira da Serra dos Macedo: Na localidade Piúrras.

.: Gruta Nossa Senhora Aparecida: Localidade Pessegueiros.

.: Guta Nossa Senhora de Lourdes: Em Pinheiro Marcado.

.: Pesque e Pague Recanto da Amizade: Na localidade Capitão-Mor.

.: Antiga fábrica de papel: Indústria abandonada há mais de 30 anos, depois que a Fábrica de Papel Itajaí faliu. Entre suas ruínas, pedaços do que eram paredes e partes de equipamentos resistem ao tempo, na localidade Pinheiro Marcado, que fica a 7 km do Centro de Bocaina do Sul.

O caminho é por estrada de terra, mas o cenário é recompensador. Ao redor da antiga fábrica fica a cachoeira de Pinheiro Marcado. Há também um loteamento de alto padrão, de visitação permitida mediante pedido de autorização.

.: Museu José Maria Coelho: Fica no Centro da cidade, na Rua João Assink. Nele é possível encontrar o acervo que conta a história de Bocaina do Sul, através de objetos que pertenceram a seus colonizadores.

.: Casa da Cultura: Localizada junto à biblioteca e ao Museu José Maria Coelho. Nela são realizadas oficinas com a participação dos moradores. Rua João Assink, 38, no Centro.

.: Lagoa do Foge: Espécie de sítio turístico batizada assim, porque moradores da região acreditam que ela não tem nascente e nem escoamento. A lagoa fica sobre parte do Aquífero Guarani. Ela é, na verdade, um lago natural formado por várias grutas.

.: Parque Municipal Isac Miranda: Localizado na avenida Valdevino Farias do Amarante, é onde ocorre a Mostra do Campo e os rodeios crioulos, com provas campeiras, do município.

Como Chegar

Pela BR-282. Fica entre Lages e Bom Retiro. De Lages, a distância é de 37 km, já da capital catarinense, Florianópolis, a viagem é de 190 km.


Acesso Rodoviário

Pela BR-282


Informações turísticas

Prefeitura: Rua João Assink, 322 – Centro
Cep: 88538-000
Telefone e fax: (49) 3228-0047


Outras Informações:
• Site: www.bocaina.sc.gov.br
• E-mail: gabinetebocaina@yahoo.com.br
• Informações turística: (49) 3228-0074

Características

Brasão Bocaina do Sul

Brasão

Bandeira Bocaina do Sul

Bandeira

Localização Bocaina do Sul Como chegar? Clique aqui
  • Área 496,3 km²
  • População 3.131 hab.
  • Densidade hab./km²
  • Altitude 860 m
  • Clima temperado
  • Temperatura máx. 31°C
  • Temperatura mín. -2°C
  • Distância da capital 165 km
  • Festa típica Mostra do Campo