Um projeto que deu certo

Tio Nanas (ao centro), comandou a equipe de futsal masculino lageana – Foto: Vinicius Prado

 

Lages, 08/11/2017, Correio Lageano, por Vinicius Prado

Mais uma vez, Adriano Gonzatto vestiu a camisa de Lages para defender a cidade no esporte. Dessa vez, não foi em campo, mas em quadra, coordenando o time de futsal masculino nos 57º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Mesmo não tendo se classificado para a semifinal, o conhecido Tio Nanas agradece a oportunidade de ter levado a equipe até essa fase, e ressalta que haverá continuidade nesse trabalho.

No dia 10 de setembro deste ano, Tio Nanas reuniu lageanos para dar início ao primeiro treino da Associação Lageana de Futsal Masculino. Em dois meses, ele coordenou os jogadores, alguns conhecidos na cidade, como Dudu Floriani e Sidnei Barbosa, entre outros lageanos que jogavam como amadores e toparam fazer parte da empreitada.

Foram três treinos por semana, até chegar próximo à data dos Jasc. Nesse meio tempo, para esquentar tênis do futsal, alguns amistosos na região contra times de Correia Pinto e Otacílio Costa, por exemplo, dos quais ganharam.

Mais do que participar dos Jogos Abertos, a intenção, segundo Tio Nanas, era retomar a modalidade e incentivar os lageanos ao esporte. E deu certo. As quatro partidas disputadas tiveram lotação de público, tanto no Caça e Tiro quanto no Ginásio Jones Minosso. “Foi um trabalho que deu certo”, destaca o treinador. Com os pontos do futsal, Lages ficou em 5º lugar no quadro de pontuação, até ontem. De acordo com Tio Nanas, isso não acontecia há 15 anos, desde a última vez que Lages sediou os Jasc, em 2002.

Críticas_ Ao montar o time de Lages, Tio Nanas conta que foi criticado e questionado pelo fato de não trazer atletas de fora. Ele diz que, desde o início, optou por não trazer gente de outros lugares porque acreditava na sua escalação. Além disso, porque é preciso incentivar os atletas lageanos.

Projeto_ Tio Nanas fala que o projeto será levado adianta e já planeja a escolas de base como Sub-13 e 14, além da categoria adulto, para servir de espelho aos mais jovens. Ele conta que tem projetos maiores e, se for convidado a continuar treinado o time, irá, mas tem ambição de ajudar o esporte de forma mais ampla, apoiando outras modalidades.

 

Histórico

  • 1995_ Tio Nanas entrava no futsal lageano;
  • 1998/1999_ Foi convidado a integrar o time de futebol de campo, em Lages. Até que conseguiu uma vaga no Cruzeiro;
  • 2005_ Vestiu a camisa lageana outra vez, para atuar junto ao Clube Atlético de Lages (CAL), pelo qual jogou o Campeonato Catarinense de Futebol;
  • 2008/2011_ Tio Nanas chegava à primeira divisão do Catarinense, sendo campeão;
  • 2013_ Atuou pelo Inter de Lages, conquistando a Série C, do Campeonato Catarinense.

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)