Reforços podem garantir medalhas a Lages, nos Jogos Abertos

Lages, 24/10/2017, Correio Lageano, por Vinicius Prado

O time de Novo Hamburgo já teve atletas contratados para Itajaí

 

Município receberá duas equipes, cedidas de outras cidades, para representar Lages nos Jasc

 

Lages terá dois times de modalidades coletivas cedidos para representar o município, durante os 57º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc): o punhobol e atletismo feminino.

O único custo que o município terá com os atletas será de alojamento, alimentação e transporte, por isso, o superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Nilson Cruz, não configura a participação dos times como uma contratação e, sim, uma concessão para o período dos Jasc.

Segundo ele, Lages contará com essas duas modalidades, com times de fora, como um “presente” da federação. Ele destaca que a delegação local será composta na sua maioria por lageanos, até porque, a intenção, de acordo com Cruz, é ter uma boa pontuação.

Punhobol_ O vice-presidente da Federação Catarinense de Punhobol, Hugues Brasílio Torres diz que o time, de Novo Hamburgo (RS), faz o trabalho por amor ao esporte e a modalidade. 11 atletas virão para o município, participar do evento. A equipe já foi contratada outras vezes, durante os Jasc, principalmente por Itajaí. Ele reconhece que a participação, dessa forma, desperta o interesse a desenvolver times. Itajaí e Timbó já contrataram e depois Timbó formou sua própria equipe.

Chave_ O vice-presidente da federação avalia que a equipe ficou numa chave boa, podendo enfrentar Blumenau, Balneário Camboriú ou Timbó, podendo garantir medalhas. É a primeira vez que Lages competirá nos Jogos Abertos, com essa modalidade.

Atletismo_ Outra equipe coletiva que será cedida para os Jasc será a equipe feminina de atletismo. Segundo o superintendente da fundação, cerca de 10 atletas devem vir ao município, representar Lages.

Outras modalidades_ Além das duas equipes já confirmadas, Lages também poderá contar com reforços individuais de atletas nas modalidades de natação, bolão 23 e 16 e tiro.

Contratação de atletas está regulamentada

Grande delegações como Joinville e Blumenau, como participam de praticamente todas as modalidades, têm por hábito a contratação de atletas para representar seus municípios. O diretor de esportes da Fesporte e coordenador dos Jasc, Dárcio de Saules, explica que a medida é normal, desde que se siga o regulamento do evento.
Ele explica que para atletas registrados, somente é possível contratar e inscrever de um a dois, dependendo da modalidade.

Equipes não registradas, podem extrapolar esse número, mas em ambas as ocasiões, os times precisam ter jogado pelo menos uma vez pela federação catarinense, no ano em curso do evento esportivo.

Dárcio destaca que essa prática não é exclusividade daqui e, inclusive, outros estados contratam equipes ou atletas de Santa Catarina, como São Paulo, que já solicitou profissionais do Estado para jogar os Jogos Abertos de lá.

Curiosidades

O que é_ O Punhobol (faustball, em alemão, ou fistball, em inglês), é um esporte coletivo semelhante ao voleibol. Todas as jogadas são efetuadas com o punho fechado e as defesas são feitas com o antebraço. O país que mais pratica o esporte é a Alemanha.

No Jasc_ Por ser um esporte difundido entre as colônias germânicas, teve nos Jasc grande vitrine. Disputado desde 1963 quando os Jasc foram realizados em Joinville, mostrando um forte domínio de Joinville e Blumenau alternando-se na conquista do troféu, esse domínio foi quebrado na década de 90 por São Bento do Sul, que conquistou de 1991 até 2006 11 medalhas de ouro e três de prata.

Modalidades de Lages
 Atletismo feminino (time cedido a Lages)
Basquetebol masculino
Bocha Rafa Vollo masculino
Bolão 16 masculino
Bolão 23 masculino e feminino
Ciclismo masculino
Futebol feminino
Futsal masculino e feminino
Handebol masculino
Judô masculino
Natação masculino e feminino
 Punhobol masculino (time cedido a Lages)
Taekwondo masculino e feminino
Tênis masculino e feminino
Tênis de mesa masculino
Tiro ao Prato masculino
Tiro Armas Curtas masculino
Triathlon masculino
Voleibol masculino e feminino
Voleibol de praia masculino e feminino
Xadrez masculino e feminino

Foto: Prefeitura de Itajaí/ Divulgação

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)