“Jasc na Escola” promove troca de conhecimentos

Foto: Marcelo Pakinha/ Divulgação

Lages, 01/11/2017, Prefeitura de Lages

O Projeto “Jasc na Escola” é inédito em Santa Catarina e está sendo desenvolvido em Lages por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, com o envolvimento de oito mil alunos de Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), das turmas do 1º a 9º ano. Na quarta-feira (1º de novembro), com as presenças da secretária de Educação, Valdirene Vieira e do presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), vice-prefeito Juliano Polese, ocorreu a devolutiva dos trabalhos, elaborados durante os últimos três meses, no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina. Nesta Emeb 450 alunos participam do Projeto.

“Uma das propostas da Comissão Organizadora dos 57º Jogos Abertos de Santa Catarina é justamente promover a integração social entre os estudantes e as delegações esportivas, promovendo, com isso, a difusão de conhecimentos sobre os Jasc e também como forma de incentivo à formação de novos atletas”, ressalta Juliano Polese.

Já a secretária da Educação, Valdirene Vieira, salienta que, “trata-se de projeto multidisciplinar, de cunho pedagógico e interação social. Os alunos dando as boas-vindas – através de cartazes, jornais, poemas, maquetes -, aos atletas de quatro delegações que irão ficar alojadas no Caic. Além disso, estudantes e professores formarão equipes organizadas de torcedores dos times visitantes, durante as competições oficiais.”

No Caic do bairro Santa Catarina ficarão alojadas as delegações dos municípios de São Ludgero, Braço do Norte, Armazém e Gravatal. De 3 a 11 de novembro, período dos 57º Jasc, as Emebs estarão fechadas, servindo como alojamentos dos atletas. “Os alunos também fizeram a decoração dos corredores da escola, com balões, bandeirinhas, estrelas e portais. Há também um painel para que os atletas deixem seus recados e mensagens”, destaca a diretora da escola, Elaine Salete Moreto de Azevedo.

Para a aluna Maria Luiza, ter participado da elaboração dos trabalhos expostos no Caic foi um “momento de aprendizagem, de conhecimento e também muito divertido”. Foi ela quem fez a apresentação do trabalho “Um comparativo de pontos turísticos dos municípios de São Ludgero e Lages”, com descrição e fotos expostas em um cartaz.

Outra turma, por exemplo, confeccionou a maquete de uma quadra de futebol de salão, uma das modalidades dos Jasc. Maquete com bandeira do município visitante, com arquibancada e atletas dispostos na quadra. “Para nós vocês são as estrelas – Lages 2017” está escrito em um grande painel de recados, que cobre completamente uma das portas do Caic.

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)