Serra Catarinense. Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019
Anuncie Classificados Correio Lageano
Instituto José Paschoal Baggio
Anuncie Essencial Correio Lageano
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central do Assinante Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

:: 21/11/2017 | Serra Catarinense

Centenário ganha nova unidade de saúde

Centenário ganha nova unidade de saúde

Texto:

Lages, 22/11/2017, Correio Lageano

 

A estrutura atende a três bairros que totalizam uma população de cerca de sete mil pessoas

 

Na véspera do aniversário de 251 anos de fundação do município de Lages, a comunidade do Bairro Centenário recebeu a nova Unidade Básica de Saúde.
“A antiga unidade era do tamanho de um corredor, e os pacientes precisavam desviar dos equipamentos”, compara Ricardo Chimello, gestor da Unidade que atende a uma área com cerca de sete mil moradores.


A nova unidade conta com uma recepção com 40 cadeiras para espera, bebedouro e todos os banheiros adaptados para cadeirantes. Também dispõe de salas exclusivas para nebulização, observação, curativo e almoxarifado. Além de dois amplos consultórios com três cadeiras odontológicos, os agentes de saúde e estagiários contam com salas exclusivas. No lado externo, uma área coberta foi construída para os exercícios e atividades dos grupos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Sistema de alarme e grades de ferro estão em todas as portas e janelas.


A dona de casa Paula Ribeiro Soares lembra do transtorno que era ir na antiga unidade em dias de chuva. “Não tinha espaço e as pessoas precisavam ficar do lado de fora”, compara. 


Com mais de 1.500m² de área construída, a unidade, que é o maior modelo dentro dos padrões do Ministério da Saúde, começou a ser construída em 2014, com recursos federais. “Agora, podemos fazer o acolhimento e o atendimento correto da população”, ressalta.


O prefeito Antonio Ceron destacou a importância da obra que vai atender a uma região populosa, segundo ele, maior que mais da metade dos municípios catarinenses. “Que a população encontre, aqui, um alívio para as suas dores e angústias. Melhorar as condições de trabalho dos nossos profissionais e a qualidade do atendimento para a comunidade são propósitos da nossa gestão”, declarou.

 

Localizada na rua Visconde de Cairú, a unidade que atende os bairros São Luís, Morro Grande e Centenário, possui duas equipes de Estratégia Saúde da Família. A equipe é formada por duas médicas, duas enfermeiras, dois dentistas, duas auxiliares de Saúde Bucal, quatro técnicas de enfermagem, seis agentes comunitários de Saúde e um auxiliar de serviços gerais.

 

 

Foto: Marcelo Pakinha/Divulgação

    Assine o CL Online

    Comentários

    Para comentar esta notícia entre com seu e-mail e senha de assinante. Caso não seja assinante, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

    • (*) Campos obrigatórios.

    Últimos Comentários