VIEIRAS AO MOLHO DE AÇAFRÃO

 Este Prato apareceu no filme “Sem Reservas” conta a história de Kate (Catherine Zeta Jones).

VIEIRAS 
Ingredientes:
½ xícara de farinha de trigo
Duas colheres de chá de sal
½ colher de chá de orégano seco
Duas colheres de sopa de pimenta limão
16 vieiras lavadas e escorridas
Duas colheres de sopa de azeite de oliva
Quatro colheres de sopa de salsa fresca
Quatro colheres de chá de suco de limão

Molho de Açafrão
½ xícara de chalotas (cebola de cabeça) picadas
½ xícara de vinho branco seco
1 a 2 colheres de sopa de creme de leite fresco
1 a 2 tabletes de manteiga, cortados em pedaços.
Uma pitada de açafrão
Suco fresco de limão

Modo de preparo
Vieiras douradas
Numa tigela grande, misture a farinha, o sal, o orégano, o tomilho e a pimenta limão. Passe as vieiras na mistura de farinha até que estejam levemente cobertas em todos os lados.

Aqueça o azeite de oliva numa caçarola ou frigideira em fogo alto. Coloque 4 vieiras na frigideira e frite todos os lados (em torno de 2 minutos para cada lado). Deixe-as no forno para não esfriar. Repita este procedimento com as vieiras remanescentes. Salpique com salsa e suco de limão.

Molho de açafrão

Numa caçarola grande, coloque as chalotas com o vinho branco. Ferva até reduzir a duas colheres de sopa e, então, acrescente o açafrão e 1 a 2 colheres de sopa de creme. Em fogo alto, coloque a manteiga, um pedaço de cada vez, acrescentando o próximo pedaço antes de o anterior ter se derretido por completo, mexendo sem parar. Não deixe a mistura ferver. Acrescente suco fresco de limão, sal e pimenta-do-reino branca a gosto.

Para harmonizar
As vieiras têm um sabor delicado e certa mineralidade por conta do sal do mar, com o molho agregando riqueza de aromas e certa untuosidade por conta do azeite, manteiga e fritura. A intensidade de aroma e boa acidez dos espumantes sustentarão perfeitamente a estrutura do prato, se for um champagne será ainda mais interessante.
Sugiro para acompanhar um Espumante Rosé Abreu Garcia, vinicola da Serra Catarinense que vem cada vez conquistando mais admiradores.

Santa Catarina esta se tornando um produtor de ótimas Vieiras, em Porto Belo SC tem um excelente criatória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>