Vegetarianos do Uruguai defendem receitas no país mais carnívoro do mundo

Refeições gratuitas, reuniões mensais e programas de rádio são algumas das iniciativas às quais recorrem os vegetarianos e veganos do Uruguai para promover suas receitas, dentro da população mais carnívora do mundo.
Vários negócios de Montevidéu tentam divulgar seus produtos isentos de carne em um país onde se consome uma média de 101,2 quilos por habitante e que se situa no primeiro posto no ranking de países carnívoros, acima de seu vizinho Argentina.

CL Gourmet 06102014 vegetarianos uruguai 1

“No Uruguai não há uma gastronomia muito variada e há “pouca oferta além do tradicional assado, as pizzas e as milanesas”, comentou à Agência Efe Hiram Miranda, um dos donos do La papa, primeiro restaurante vegano de Montevidéu.
O consumo de carne no Uruguai está ligado à tradição do país dos séculos XVIII e XIX, quando os gaúchos que habitavam a região viviam da pecuária e se alimentavam quase exclusivamente de seus animais.
Hoje em dia, depois da soja, os produtos de carnes são os mais exportados deste país e geram uma receita líquida anual de mais de US$ 1,8 bilhão.
Nos atos sociais, a carne também está muito presente e os churrascos, chamados ‘parrilladas’, são um elemento comum nas reuniões.
Frente a isto, surgem iniciativas no país baseadas em alimentos vegetarianos, como a refeição coletiva oferecida pelo restaurante “La papa”, na qual são divulgadas receitas como biscoitos integrais de cenoura, húmus de girassol, patê de alface, tortas de frutas e empadas vegetais.

CL Gourmet 06102014 Soufle
O interesse pelo vegetarianismo surgiu há alguns anos “por questões de saúde”, explicou à Efe Fiorella Monetti, que gere um negócio de alimentação “a base de vegetais orgânicos, legumes, frutos secos e especiarias”, que considera mais saudáveis que os que compõem a dieta tradicional uruguaia.

Leia mais em: http://www.terra.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>