Torta de Lentilha

Olá!
Lentilha símbolo da fortuna, em nova versão. Esta é uma receita que surpreende na praticidade e no sabor. Roupa nova para um dos ingredientes mais tradicionais na mesa de ano novo.
Mãos a obra!

Torta de Lentilha recheada com Costelinha de Porco

CL Gourmet Torta de Lentilhas

Ingredientes
1 xícara (chá) de leite morno
1/4 xícara (chá) de óleo
2 ovos
2 1/2 xícaras (chá) de lentilha cozida al dente (escorrida)
100 g de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (café) de sal
1 tablete (30 g) de fermento biológico esfarelado
manteiga para untar
farinha de rosca para enfarinhar

Modo de preparo
No liquidificador coloque o leite morno, o óleo, os ovos, a lentilha cozida al dente (escorrida), a de farinha de trigo, o açúcar e o sal. Bata até obter uma mistura homogênea.  Adicione 1 tablete (30 g) de fermento biológico esfarelado e bata apenas por alguns segundos. No próprio copo do liquidificador deixe a massa descansar por 30 minutos ou até que dobre de volume.
Coloque a metade da massa numa assadeira redonda untada com azeite e polvilhada com farinha de rosca, distribua o recheio de costelinha de porco e cubra com o restante da massa. Salpique um pouco de lentilha cozida e asse em forno pré-aquecido a 170º C por +/- 35 a 40 minutos. Retire do forno e sirva quente com salada verde.

Recheio de Costelinha de Porco
1 litro de água
1/2 kg de costelinha de porco defumada
Óleo de soja
3 dentes de alho
1 cebola picada
1/2 xícara (chá) de vinho tinto
6 tomates médios sem sementes picados
sal, pimenta-do-reino e salsinha picada a gosto

Modo de preparo do recheio
Numa panela de pressão cozinhe 1/2 kg de costelinha de porco por 30 minutos até que a carne se solte do osso. Retire a pressão e desfie a carne, reserve.
Numa panela em fogo médio com azeite, refogue o alho, a cebola picada. Quando a cebola estiver bem murcha, aumente o fogo, adicione a costelinha de porco cozida e desfiada e refogue por 5 a 7 minutos. Junte 1/2 xícara (chá) de vinho tinto e deixe secar. Adicione 6 tomates médios sem sementes e picados e refogue por mais 5 minutos. Tempere com sal, pimenta-do-reino e salsinha picada a gosto.
.

Lembre-se: Vá com fé! Depois me conta como ficou ;)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>