Tarte Tartin

Olá, que tal a sobremesa mais deliciosa do mundo?
Feriado já esta batendo na porta, as visitas estão chegando, te convido a fazer esta delícia.
Mãos à obra!

Tarte Tartin

tarte-tatin

Ingredientes
Para a massa:
180g de farinha de trigo
35g de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
120g de manteiga sem sal cortada em cubos
1 ovo gelado

Para as maçãs caramelizadas:
120g de manteiga sem sal
135g de açúcar
6 maçãs tipo Granny Smith (maçã verde)

Modo de preparo
Como fazer a massa
Em um processador de alimentos, coloque a farinha, o açúcar de confeiteiro e a pitada de sal. Bata até ficar homogêneo e adicione a manteiga super gelada. Bata até ficar uma textura arenosa e jogue o ovo para dar a liga final. Assim que formar uma bolota, a massa estará pronta. Dê uma achatadinha na massa, embrulhe em um plástico filme e leve para gelar por meia hora, no mínimo.
Polvilhe um pouco de farinha na bancada e abra a massa, delicadamente, em cima do filme plástico. Deixe-a com um pouco menos de meio centímetro de espessura e com o tamanho exato da frigideira que você for usar (tem que ser uma frigideira que possa ir ao forno). Embrulhe-a novamente no plástico e leve para gelar.
Modo de preparo das maçãs caramelizadas

Corte as maçãs em 4 pedaços, retire o centro e passe limão em cada uma delas.
Em fogo médio, derreta a manteiga. Desligue o fogo e jogue o açúcar. Espalhe em toda a frigideira e coloque as maçãs por cima.
Leve-as para caramelizar em fogo alto. Quando a frigideira ficar totalmente caramelizada, vire os pedaços da maçã até ficarem encharcadinhos por igual. Com muito cuidado, coloque a massa por cima da frigideira, sele todas as bordinhas e leve-a para assar por 20 minutos ou até que a massa doure.
Lembre-se: Vai com fé depois me conta como ficou :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>