TANNAT A UVA DO URUGUAI

Como no último post estávamos no Uruguai, hoje vamos falar de sua uva mais emblemática a TANNAT.

A Tannat, segundo a história, essa variedade provém de terras bascas, de onde se difundiu em direção ao sudoeste francês, adaptando-se bem especialmente às encostas dos terrenos argilo-calcários dos Pirineus. Essa variedade de uva é rica em antioxidantes naturais, que ajudam a prevenir doenças (entre elas alguns tipos de câncer).

O Uruguai está na mesma latitude que as melhores regiões vitivinícolas da Argentina, Chile, África do Sul e Austrália. Localizado entre a Argentina e o Brasil e voltado para o Oceano Atlântico e o Rio de La Plata, possui um território de 177 mil km² . A produção de vinhos no Uruguai teve início no final do século XIX, com a imigração de bascos e franceses para a região. Um deles, Pascual Harriague, teria sido o introdutor da variedade Tannat na região.

A Tannat, como seu próprio nome indica, é uma uva com grande quantidade de taninos, que são os elementos que, além de dar cor, dão ao vinho tinto sua característica de maior ou menor adstringência. A variedade Tannat é rica em antioxidantes naturais, que ajudam a prevenir doenças, entre elas alguns tipos de câncer.

Bodegas CarrauBodegas Carrau

Apesar de ser um vinho muito adstringente, quando bem elaborado torna-se um vinho elegante, ótimo para harmonizar com carnes.

A sede da bodega fica em Montevidéu, onde é possível conhecer mais sobre a história da vinícola e da uva Tannat.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>