QUAL A DIFERENÇA ENTRE CHAMPAGNE, ESPUMANTE E FRISANTE?

 O que é certo falar? Champagne, espumante, frisante?

Champagne
O nome é devido à localização geográfica da produção de certas culturas como vinhos, queijos, manteiga e outros produtos agrícolas. Só os espumantes produzidos nesta região do nordeste francês podem ostentá-lo. É necessário que o vinho respeite regras bem definidas para poder ser chamado de champagne. Por exemplo, apenas três tipos de uva são permitidas para a fabricação da bebida: a pinot noir (responsável pela estrutura, cor dourada e aromas de frutos maduros), chardonnay (que fornece aromas florais, frutados, amanteigados e refinamento aromático à bebida) e pinnot meumier (que também fornece estrutura ao vinho. Esta uva é a menos importante entre as demais). Por causa de todo esse cuidado e requinte, o champagne, que tem como característica o seu frescor e acidez.
Os espumantes e frisantes são vinhos que se assemelham ao champagne, mas, pelo fato de não serem produzidos na região de Champagne na França e, em alguns casos, por utilizarem outro tipo de uva, recebem essa denominação.

Espumante
Nome genérico dos vinhos que possuem gás carbônico, ou seja, aqueles que fazem espuma quando abertos. O dióxido de carbono resulta de fermentação natural, seja ela feita dentro da garrafa ou fora dela.

Frisante
Não tem nada a ver com região, mas com quantidade de gás carbônico. O vinho frisante é menos gaseificado que o espumante. Tem entre uma e duas atmosferas de pressão, enquanto os espumantes têm de quatro a seis. Tem um sabor mais doce, ainda que isso não seja regra. Ele passa por um processo de fermentação diferente do champagne e do espumante. Enquanto estes passam por dois processos, aquele passa por apenas um.
O Brasil vem se destacando como produtor de ótimos Espumantes, inclusive na Serra Catarinense.

A respeito do champagne tem uma frase atribuída a Napoleão, que gosto muito:

“Na vitória eu mereço, na derrota eu preciso”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>