NHOQUE DA SORTE

O Nhoque, ou Gnocchi, é um prato típico da culinária italiana. A receita tradicional é preparada à base de batatas cozidas e amassadas com um pouco de farinha de trigo, manteiga e ovos.
Tradicionalmente, usa-se comer nhoque no dia 29 de cada mês, com uma nota de dinheiro debaixo do prato.

Você sabe qual a origem desse costume? Existem várias versões e a mais conhecida delas conta que um frade andarilho chegou a uma pequena cidade italiana e bateu à porta de uma casa. Faminto, pediu um prato de comida e recebeu o único alimento que havia na casa, nhoque. Era um dia 29 e passado algum tempo o homem voltou àquela casa para agradecer e contar que após ter comido aquele nhoque sua vida havia mudado para melhor. Desde então, virou uma espécie de tradição comer o nhoque da sorte todos os dias 29. Se funciona ou não, ninguém sabe, mas não custa acreditar… (No creo en brujas, pero que las hay, las hay).
De qualquer forma, o Nhoque é um ótimo pretexto para juntar os amigos, beber e se divertir.
Há quem diga que, além da cédula embaixo do prato, os sete primeiros nhoques devem ser comidos em pé, cada um acompanhado de um desejo… e boa sorte!

Esta receita que vou apresentar para vocês é de minha mãe, que fazia para nossa família o melhor nhoque do mundo, sempre acompanhado de carne assada de panela. Saudades…

Nhoque de Batata da Vó Luizita

Ingredientes
1 kg de batata
Sal
2 ovos
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Farinha de trigo para polvilhar

Modo de preparo
Coloque as batatas numa panela grande e junte água até uns 2 cm acima da batata.
Acrescente sal. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Diminua o fogo quando levantar fervura. Deixe cozinhar. Quando as batatas estiverem macias, tire do fogo e escorra.
Descasque-as e passe pelo espremedor ainda quente. Bata ligeiramente os ovos e misture ao purê de batata. Acrescente a farinha e amasse delicadamente até que fiquem tudo bem misturado. Divida a massa em porções de 1,5cm de diâmetro, sobre uma superfície enfarinhada. Corte nhoques de 2cm de comprimento e vá arrumando-os sobre bandejas forradas com guardanapos também polvilhados com farinha. Cozinhe os nhoques aos punhados numa panela com bastante água e sal. Quando subirem à superfície, retire-os com uma escumadeira e escorra bem. Sirva com molho de sua preferência e polvilhe com queijo parmesão ralado.

Rendimento: 4 porções.

3 ideias sobre “NHOQUE DA SORTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>