Gastronômade Brasil 2013

Em março, acontece o Gastronômade Brasil 2013, evento que reunirá importantes nomes da gastronomia brasileira em 7 estados com a missão de reconectar as pessoas com a terra e com as origens de seus alimentos .

Localismo, ou seja, a tendência pelo uso de insumos produzidos regionalmente e de acordo com a estação do ano pelos chefs, é a palavra-chave da gastronomia atualmente. A utilização de produtos locais diminui a necessidade de transporte de insumos e, consequentemente, reduz a emissão de gases na atmosfera, além de impulsionar a economia regional. Os eventos Gastronômade Brasil seguem o conceito “restaurante sem paredes” criado em 1999, na Califórnia, pelo chef americano Jim Denevanrealizar eventos ao ar livre em locações inusitadas servindo pratos criados por um top chef e tendo como base ingredientes locais.

Gastronômade Brasil é uma aventura culinária que mescla simplicidade e ousadia ao colocar em evidência a produção dos alimentos no campo e fazer os amantes da gastronomia colocarem o pé na estrada. Os eventos unem centenas de comensais e alguns produtores selecionados ao redor de uma grande mesa repleta de pratos criados com ingredientes locais e preparados por chefs de destaque. Para 2013, chefs jovens e antenados com o conceito do localismo foram selecionados para comandarem os banquetes nas 7 etapas do evento, que acontecerão nos estados do RJ,DF,MG,SC,RS,PR e SP em cenários, absolutamente, deslumbrantes.

Fonte de inspiração para muitos, a ultra talentosa chef Roberta Sudbrack abrirá os serviços no dia 2 de março, na Fazenda Portobello, em Mangaratiba /RJ. O evento passará ainda por um belo jardim botânico (DF), um autêntico alambique (MG), uma vinícola boutique (RS), um pedaço do paraíso (SC), uma floresta de araucárias (PR) e, encerrará a primeira rodada 2013 num imponente haras (SP). “As locações selecionadas para esta temporada são espetaculares, uma mais linda que a outra, e bem representativas de cada estado” diz Renata Runge, a idealizadora do projeto que chegou ao Brasil em 2012 e já passou por duas vinícolas de destaque no sul do país, uma fazenda de café do interior paulista, um mosteiro catarinense, uma reserva ecológica na serra fluminense e o famoso Mercadão de São Paulo.

Aos participantes também é oferecido um tour pelo local, que pode ter um enfoque mais histórico ou mais prático, dependendo da locação. Os eventos Gastronômade são organizados e bem planejados, mas abertos a situações inesperadas. “Num evento ao ar livre, a emoção faz parte do menu. O vento, a maré, os animais, as mudanças climáticas podem trazer situações inesperadas; é por isso que costumo dizer que o evento vai muito além de uma experiência gastronômica: é, sim, uma experiência sensorial, onde todos os sentidos são estimulados.”, comenta Renata.

Em 2012 foram realizados mais de 80 eventos e quase 10 mil pessoas foram servidas em fazendas na América do Norte. No Brasil, o projeto pretende realizar um total de 15 eventos ao longo do ano.

Etapa Santa Catarina
Data: 16 de março de 2013 – 13:00 hs
Local: Ponta da Piteira

End.: Estrada Geral de Ibiraquera, s/nº – Ibiraquera – Imbituba / SC

Chef : Andre Vasconcelos ( Bistro Muito Alem do Jardim)

Valor : R$ 249 p/p – Lote 2 ( inclui bebidas e serviço)

Harmonização exclusiva: Casa Pisani

Hospedagem: opcional

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>