Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes 2014

Amanhã começa o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, o Eventos de Gastronomia que promove ações para envolver a cidade e aumentar interação com o público.

Festival-Cultura-e-Gastronomia-Tiradentes-4

O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes (MG), que será realizado de 22 a 31 de agosto, chega à sua 17ª edição com o desafio de transformar o evento em um festival da cidade – e não somente na cidade. A cada ano, novas ações têm sido feitas para envolver ainda mais os empresários, cozinheiros e produtores da região. O objetivo é promover uma integração ainda maior com a comunidade local e vivenciar a sua regionalidade de uma forma mais autêntica, estimulando a vocação natural de Tiradentes para a gastronomia.

Festival-Cultura-e-Gastronomia-Tiradentes-3

Uma das novidades desse ano é que os tradicionais jantares passam a ser realizados em restaurantes dentro do centro histórico, aumentando o número de opções para o público e permitindo um intercâmbio maior com chefs de todo o Brasil e do exterior. As ações, porém, não se restringem aos dias do evento, mas perduram durante todo o ano por meio de palestras empresariais, hortas comunitárias, roteiros turísticos e feiras de produtores.

Dentre as atrações do evento, haverá 12 jantares, 12 restaurantes na praça, 70 atrações artísticas, 70 cursos de gastronomia e degustações, além de lançamentos de livros, exposições e exibições de vídeos. Grande parte desta programação é fruto de um extenso trabalho de pesquisa que vem sendo realizado desde 2012, por meio de uma expedição gastronômica que já percorreu mais de 48 mil quilômetros, em 17 estados, em busca dos sabores típicos brasileiros.

Festival-Cultura-e-Gastronomia-Tiradentes-2

Neste ano, diversos chefs que vão realizar os jantares foram convidados a participar dessa viagem pelos estados do Amapá, Roraima, Sergipe, Alagoas e Espírito Santo. Junto aos expedicionários, eles percorreram 22 cidades, onde entrevistaram 95 pessoas em 45 dias. Toda essa experiência vai ser transportada para Tiradentes em forma de cursos, palestras e degustações.

Entre os chefs está Thomas Troisgros, do Restaurante Olympe, no Rio de Janeiro (RJ), que irá preparar o “Jantar Roraima”, no dia 23 de agosto, ao lado da chef Ângela Golçalves, do restaurante Navalho, de Boa vista (RR). Engajado na pesquisa das raízes da cozinha brasileira e no melhor aproveitamento dos produtos da terra, ele viajou com a expedição para Boa Vista. “Fiz várias descobertas, tendo a oportunidade de ter contato com os indígenas, ver muito tucupi fresco e o pajuaru – caxiri mais forte, que é uma bebida indígena tradicional. Foi uma experiência diferente”, conta.

Além de Thomas, participaram os chefs Jefferson Rueda, do restaurante Attimo, de São Paulo (SP), que foi para Sergipe; e Mara Salles, do restaurante Tordesilhas, de São Paulo (SP), que foi para Amapá. Já do Espírito Santo, representará o estado o chef Juarez Campos, do restaurante Oriundi. Do Alagoas, virá o chef Wanderson Medeiros, restaurante Picuí; e, do Amapá, a chef Solange Batista, instrutora do Senac – AP. Diversos nomes de Minas Gerais também estão na programação dos jantares, como os chefs Rodolfo Mayer, do Angatu (Tiradentes); Pablo Oazen, do Garagem Gastrobar (Juiz de Fora);  e de Belo Horizonte Leo Paixão, do Glouton; Guilherme Melo, do Hermengarda; Marise Rache, do D’Artagnan e Jaime Solares, da Borracharia Gastropub.

Na parte internacional, cujo objetivo é promover o intercâmbio entre o Brasil e outros países, dois chefs mexicanos foram selecionados pela equipe do Festival, que esteve na Cidade do México em maio deste ano, durante a terceira edição do Mesamérica. São eles os chefs Benito Molina (apresentador do programa Benito Y Solange, da Fox Life, no México, e proprietário do restaurante Manzanilla, um dos principais destinos gastronômicos do país) e Xavier Perez Stone (chef do Cocina de Autor, no resort Grand Velas Riviera Maya, em Cancun, considerado o Chef do Ano, em 2012, pela publicação El Universal).

Novo formato dos jantares. Com a mudança dos festins para os restaurantes da cidade, os jantares ganharam um formato mais leve, dinâmico e moderno.  Nada mais de hora exata para todos degustarem os pratos ao mesmo tempo.  Os chefs convidados irão preparar menus-degustação, que serão servidos por ordem de chegada, das 20h30 às 23h30. Além de oferecer ao público uma experiência diferente, com horário mais flexível e um menu-degustação mais farto, o número de jantares foi ampliado. Ao invés de dois por noite, serão três em cada sexta-feira e três em cada sábado, em três restaurantes: Angatu, Pacco & Bacco e Trattoria Via Destra.

Festival-Cultura-e-Gastronomia-Tiradentes-7

De acordo com o diretor geral do evento, Rodrigo Ferraz, a intenção é ampliar o número de restaurantes nos próximos anos, valorizando os estabelecimentos que fazem sucesso junto ao público e que tornaram Tiradentes uma referência nacional em gastronomia. “Com apenas 7 mil habitantes, Tiradentes ostenta a incrível marca de ser a 5ª cidade brasileira em número de restaurantes estrelados pelo Guia Quatro Rodas. Precisamos reconhecer o esforço da cidade em promover a cozinha do nosso estado”, destaca Rodrigo.

Festival-Cultura-e-Gastronomia-Tiradentes-10

Os jantares acontecerão nos dias 22, 23, 29 e 30 de agosto e os convites estão sendo vendidos pela agência Libertas Viagens, com valores que variam entre R$ 290 e R$ 350 por pessoa. Ao todo, 15 chefs foram convidados para este intercâmbio, de várias partes do Brasil e também do exterior.

No Facebook em Fartura Gastronômica você encontra detalhes sobre trabalho de cada chef e pode acompanhar o festival. Fica a dica para nós desenvolvermos um projeto semelhante na Serra Catarinense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>