Delícias para o frio

Final de semana chegando e com ele alguns mimos… hoje quero compartilhar com vocês dois presentinhos que ganhei dos meus pais nesta tarde. Perfeitos para dias frios e chuvosos :)

DSC00626

Olha que gracinha! Um coador de pano individual, que vem com uma caneca esmaltada e nos remete a casa das nossas avós. O processo leva menos de 1 minuto e o resultado é um café leve, suave, fresco! Uma deliciosa opção para preparar na hora.

Curiosidades: Em Minas Gerais este equipamento se chama Mariquinha. Em Os Caminhantes ele é assertivo quando diz: “E o café… acho que é um café gourmet, chega à mesa um coadorzinho de pano individual, uma canequinha de ágata, … e um bule de ágata, com água quente…”

Para acompanhar um café coado a delícia do Pé de Moça, quem de vocês já experimentou esta delícia? Eu confesso que não a conhecia, as festas de junho vem chegando e logo pensamos nos Pés de moleque, proponho aqui o Pé de Moça.

A diferença entre os doces é simples, o Pé de moleque: é um doce firme e crocante feito com amendoim. O doce mais delicado ganhou o nome de Pé de moça: O leite condensado faz com que doce fique macio. Essa é a origem do nome, macio como deve ser um pé de moça!

Pé de Moça

Ingredientes

2 xícaras de açúcar
½ kg de amendoim cru sem casca
2 colheres de água
1 lata de leite condensado
1 colher (café) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

Coloque numa panela o açúcar, o amendoim e a água, leve ao fogo mexendo com uma colher de pau de vez em quando para que não queime o açúcar. Forma um caramelo clarinho, que fica grudado ao amendoim.

Então, ainda no fogo, acrescente o leite condensado e o bicarbonato de sódio, mexendo sempre por 5 minutos. Retire do fogo e continue mexendo por mais alguns minutos até que perca o brilho. Coloque numa assadeira untada, espalhe bem. Espere esfriar um pouco e corte, ainda morno, com uma faca afiada.

O resultado deste foi surpreendente, um pé-de-moça digno de se comer ajoelhado. Mãos a obra?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>