Biomassa de Banana Verde

Olá!
Tudo bem?

Atendendo a pedidos, trago hoje uma receita básica da Gastronomia Funcional, a Biomassa de Banana Verde, trata-se de um purê obtido a partir de bananas verdes.
Parece estranho, mas não é: quase sem gosto, a massa é neutra e pode usada em receitas doces ou salgadas, para dar liga ou engrossar os outros ingredientes.

Mãos a obra!

Para você preparar em casa, segue o passo a passo:

Biomassa de Banana Verde

CL Gourmet Biomassa de Banana Verde

Ingredientes

1,5 kg bananas d’água bem verdes
Água

Modo de Preparo

Tire as bananas uma a uma do cacho, cuidando para que esse corte seja bem rente para que nenhuma parte interna sofra contaminação no momento do cozimento. Lave uma a uma com água e sabão enxaguando bem.
Em uma panela de pressão coloque água até a metade, ligue o fogo e deixe essa água ferver.
Quando estiver fervendo coloque as bananas. Muito importante a água estar fervendo, pois, esse choque térmico faz parte do processo.
Tampe a panela, a água deve ser suficiente para deixar as bananas “cobertas”, e quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 8 minutos e desligue. Deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela, não acelere o processo, não abra a panela. Aproximadamente 10 minutos.
Destampe a panela e descasque as bananas, cuidado, pois, estarão quentes. Mas terá que ser feito com elas ainda quentes para facilitar o processo.

Dicas
Congele em potes de vidro porções de 200 g para utilizar quando quiser.
A validade no congelador 3 a 6 meses e na geladeira o ideal é consumir em até 3 dias.
O ideal é consumir uma colher de sopa por dia da biomassa de banana verde. Ela pode ser adicionada ao preparo de bolos, sopas ou batido com outras frutas.

Lembre-se: Vá com fé! Depois me conta como ficou ;)

2 ideias sobre “Biomassa de Banana Verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>