A EXUBERÂNCIA DOS VINHOS DE LA ROMANÉE CONTI

Tradição e qualidade marcam a história de sucesso do Domaine de La Romanée Conti, na Borgonha, considerada uma das regiões mais respeitadas no mundo. Os vinhos Romanée Conti, estão entre os mais caros do globo, sendo altamente cobiçados por milionários e colecionadores. Sua história remonta séculos, sendo que ao longo dos anos, seu terroir passou pela mão de várias gerações, sendo hoje administrado por Aubert de Villaine, que leva sua produção a mãos de ferro.  Seus vinhos são todos produzidos a partir das castas Pinot Noir e chardonnay, sendo essas as grandes estrelas da Borgonha.

Domaine conta também com uma parcela de produção biodinâmica localizada na Vila deVosne-Romanée. Seus vinhos são comparados muitas vezes por críticos e escritores como verdadeiras obras de arte. Seus rótulos apresentam características muito peculiares em seus aromas e sabores, respeitando sempre o caráter do seu terroir.  Albert Villaine, sempre deixou bem claro em suas entrevistas, que ele não produz vinhos com uma marca pessoal, mas tenta sempre garantir a tradição de sua produção, a qual pretende manter em toda a sua gestão.

Seus vinhos são divididos em: La Tâche;  Richebourg; Romanée-St-Vivant; Grands Échezeaux; Échezeaux e Montrachet, que são produzidos em diferentes regiões. Puligny-Chassagne produz os vinhos Montrachet; Vosne-Romanée produz os vinhos: Richebourg; Romanée-St-Vivant; Échézeaux; Grands-Échézeaux e Aloxe – Corton que produz os vinhos Corton Les Clos Du Roi, Corton Les Renardes e Corton Les Bressandes.

Vinhos orgânicos e biodinâmicos

Os vinhos de La Romanée  Conti são orgânicos. Isso porque, logo após a II Guerra Mundial, o Domaine enfrentou problemas em seus vinhedos, na época, perderam tudo que tinham e na tentativa de salvar as suas vinhas recorreram ao uso de tratores, fertilizantes químicos e pesticidas. Porém, com o passar do tempo, perceberam que esse método não significava progresso e passaram a cultivar suas vinhas de uma maneira mais natural, passando a produzir  seus vinhos de forma orgânica. Já a biodinâmica, passou a ser outro forte aliado do Domaine, onde se tem um melhor equilíbrio do solo, conquistando desta forma, uma melhor defesa da vinha contra as pragas que ameaçam os vinhedos.

Fonte: Vinhos Millesime

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>