1ª FENAMASSA – FESTIVAL NACIONAL DA MASSA

Aconteceu de 11 a 14 e 19 a 21 de outubro de 2012 na Praça Garibaldi – Centro Histórico de Antônio Prado – RS, a 1ª FenaMassa.

Neste período houve várias atrações, entre elas o Festival Gastronômico que reuniu a qualidade da gastronomia típica da imigração italiana, bem como, a culinária contemporânea italiana. Além disso, o evento teve várias atrações culturais, oficinas de culinária e artesanato, passeios por roteiros turísticos e pelo Centro Histórico, fotos à moda antiga, exposições fotográficas, Museu da Massa, entre outras atrações.

O evento foi uma grande festa, que encantou todos que visitou Antônio Prado neste período. A Cidade Mais Italiana do Brasil.

Entre as delicias servidas o grande sucesso foi a “Sopa Imperial”, abaixo a receita da mesma:

INGREDIENTES

  • Tempo de preparo2h 00min
  • Rendimento10 porções   
  • Sete ovos inteiros
  • 15 colheres de sopa de farinha de trigo.
  • Uma e 1/2 xícaras de água.
  • Uma colher de sopa (bem cheia) de manteiga.
  • Duas colheres de sopa de queijo ralado.
  • Noz-moscada e sal a gosto.

MODO DE PREPARO

  1. Misturar tudo, até ficar uma massa bem mole
  2. Despejar em um saquinho de “assa fácil”, fechar bem, amarrando o saquinho
  3. Fazer uns 2 ou 3 furinhos para não estourá-lo
  4. Levar para cozinhar em um caldo de galinha com pedaços de frango, cebola, alho, um cubo de caldo de carne, cenoura, batata
  5. Depois de cozido, por mais ou menos, uma hora, retirar do saquinho, cortar em cubos pequenos e tornar a colocá-los no caldo, que deverá estar fervendo, por 10 minutos
  6. Servir com queijo ralado e salsinha salpicada

Este tipo de Festa poderia ser realizado em nossa cidade, uma vez que a colônia Italiana é bem expressiva aqui.

Uma ideia sobre “1ª FENAMASSA – FESTIVAL NACIONAL DA MASSA

  1. Olá, fico agradecido que tenhas publicado esta notícia sobre a Fenamassa. Foi um grande sucesso, Comida, shows, bons vinhos, reencontro de amigos, valeu muito a pena. Sou de Antonio Prado, mas moro aqui a dez anos. Acho que temos muito a crescer aqui em Lages, vocês “opinião pública” tem uma grande força,
    Tenho algumas opiniões sobre a Festa do Pinhão, que de repente, alguém ache interessante e que sejam levadas a diante.

    Acredito que falta um envolvimento maior da comunidade e das empresas daqui.

    - A começar com a escolha da rainha, Veja só minha ídéia: Cada candidata seria apoiada por uma empresa (ou a uniao de algumas), ou de uma entidade social.

    Já começaríamos a envolver a comunidade através dos empregados das empresas patrocinadoras (poderiam ser funcionárias concorrendo), espalhariamos banners, com as fotos das candidatas no comércio, de forma itinerante, (uma semana em cada loja, depois troca), assim envolveríamos os lojistas que embelezariam suas vitrines com motivos da festa para receber as fotos das candidatas. Poderia ter uma escolha on-line no site da festa (atrai visitantes para o site, publicidade no site etc) e estes votos contariam um ponto, ou mais, para a escolha. Todas as candidatas trabalhariam durante a festa, fazendo sua divulgação, e ajudando nos mais diversos setores da festa (trabalho gratúito e de qualidade), no último dia, durante o último show, teríamos o desfile coletivo das candidatas no palco principal, imagina a quantidade de público, as torcidas… ( ajudaríamos o Lages Sem Fome), e assim escolheríamos a Rainha, que teria um ano todo para trabalhar não só pela festa como também pela cidade, e seu reinado se extenderia até o último dia da próxima festa, com uma despedida de ouro, na entrega das faixas para a próxima rainha e assim por diante…

    Hoje não sabemos quem são as candidatas, o que fazem, o que representam, como são escolhidas (numa festa elitista). Teríamos entrevistas, divulgação, o jornal poderia fazer um perfil de cada uma a cada dia da semana, ou seja, publicidade para a festa.

    - e já que o assunto de seu blog é comida… Um concurso gastronômico de comidas não só com pinhão, mas comidas serranas, que depois seriam parte do menu dos restaurantes, nos pavilhões e fora deles durante a festa.

    Enfim,

    São idéias…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>