Coluna de Terça – 14 de maio

Aprendendo com as “mamães” ratinhas

Quando o assunto é Neurociência temos muito a aprender com nossos amiguinhos os “ratos”. Um dos estudos mais interessantes, envolvendo as “mamães” ratas e seus ratinhos, mostra algo muito interessante em relação à importância do carinho materno na primeira infância. Os bebês ratinhos que são devidamente lambidos por suas mães durante a primeira semana de vida tornam-se adultos mais tranquilos, menos medrosos e com respostas ao estresse mais controladas do que ratos criados por mamães ratas pouco carinhosas. Existe um mecanismo de auto-regulação do hipocampo, que ao detectar a presença de hormônios do estresse impede que a resposta a ele aumente ainda mais. E os ratinhos que receberam mais carinho na infância tiveram uma expressão maior desses receptores “anti-estresse”. Além disso esses bebês, quando crescem e se tornam mamães também, tendem a se tornar igualmente chegadas em lamber a cria. Agora pensem comigo: Se os ratinhos dependem tanto de atenção, o que se pode esperar de nós humanos? Portanto, vamos “lamber” nossos filhos, com muito carinho! Ok?

Aniversários

Dia de soprar velinhas com Eliete Moraes Santana, Nara Nunes, Gerson Omar Dos Santos, Rosane Nerbass, Camilla Agustini, Suziane Durigon, Gerson Omar Dos Santos, Fernanda Tomazoni e Paulinho Só Som.

“Falam que o tempo apaga tudo. Tempo não apaga, tempo adormece”.

Rachel de Queiroz

Hoje tem Leoas da Serra no Cedup O Cedup Renato Ramos da Silva está fazendo 41 anos e as comemorações iniciaram com um desfile incrível do Projeto de Artes. Os alunos desfilaram mostrando suas criações e talento. Mas na programação comemorativa tem muito mais. Para hoje, 14 de maio, as Leoas da Serra estarão no Cedup, a partir das 14 horas. O jogo, além de festejar o aniversário do Cedup é um grande esquenta rumo ao Mundial na Espanha.

Hoje tem Leoas da Serra no Cedup
O Cedup Renato Ramos da Silva está fazendo 41 anos e as comemorações iniciaram com um desfile incrível do Projeto de Artes. Os alunos desfilaram mostrando suas criações e talento. Mas na programação comemorativa tem muito mais. Para hoje, 14 de maio, as Leoas da Serra estarão no Cedup, a partir das 14 horas. O jogo, além de festejar o aniversário do Cedup é um grande esquenta rumo ao Mundial na Espanha.

Em Gramado Um registro elegante das irmãs Ribeiro: Rita Ribeiro do Amaral, Maria Luisa Ribeiro Andrade, Maria Aparecida Ribeiro Dambros, Maria Angélica Ribeiro Colombo e Raquel Ribeiro Figueiredo. A feliz reunião familiar foi durante casamento de Dayane e Diogo Dambrós, em Gramado. O noivo é filho de Maria Aparecida

Em Gramado
Um registro elegante das irmãs Ribeiro: Rita Ribeiro do Amaral, Maria Luisa Ribeiro Andrade, Maria Aparecida Ribeiro Dambros, Maria Angélica Ribeiro Colombo e Raquel Ribeiro Figueiredo. A feliz reunião familiar foi durante casamento de Dayane e Diogo Dambrós, em Gramado. O noivo é filho de Maria Aparecida

Na Semana Nacional de Arquivos: Edite Moraes e a importância do jornal impresso para a história Lages está vivenciando desde segunda-feira a Semana de Museus e Arquivos. Segundo o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, está começando um novo período de políticas para a preservação e propagação da memória histórica da região. “A semana de museus e a semana de arquivos juntas, têm o objetivo de externar um pouco da nossa história para a comunidade. É uma oportunidade de conhecermos nossas origens e permitirmos o acesso para as pessoas que vivenciam nossa identidade”, comenta. Hoje na programação na FCL, a partir das 19 horas, o tema será “Arquivos, a importância da pesquisa utilizando jornais impressos”, a gerente executiva do Instituto José Paschoal Baggio, Edite Moraes, demonstrará a essencialidade do jornal impresso para a manutenção da história. Após João Carlos Matias, abordará “Arquivos históricos e a pesquisa em jornalismo e nas tradições e nativismo”. O debate final será mediado pelo jornalista Fabrício Furtado. A entrada é gratuita.

Na Semana Nacional de Arquivos: Edite Moraes e a importância do jornal impresso para a história
Lages está vivenciando desde segunda-feira a Semana de Museus e Arquivos. Segundo o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, está começando um novo período de políticas para a preservação e propagação da memória histórica da região. “A semana de museus e a semana de arquivos juntas, têm o objetivo de externar um pouco da nossa história para a comunidade. É uma oportunidade de conhecermos nossas origens e permitirmos o acesso para as pessoas que vivenciam nossa identidade”, comenta. Hoje na programação na FCL, a partir das 19 horas, o tema será “Arquivos, a importância da pesquisa utilizando jornais impressos”, a gerente executiva do Instituto José Paschoal Baggio, Edite Moraes, demonstrará a essencialidade do jornal impresso para a manutenção da história. Após João Carlos Matias, abordará “Arquivos históricos e a pesquisa em jornalismo e nas tradições e nativismo”. O debate final será mediado pelo jornalista Fabrício Furtado. A entrada é gratuita.

No ano de 1975 elas formaram a primeira turma do Curso Técnico em Secretariado do Colégio Santa Rosa de Lima. Para relembrar boas histórias e reforçar a amizade que as une, as colegas reuniram-se em clima de muita alegria.

No ano de 1975 elas formaram a primeira turma do Curso Técnico em Secretariado do Colégio Santa Rosa de Lima. Para relembrar boas histórias e reforçar a amizade que as une, as colegas reuniram-se em clima de muita alegria.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*