Coluna de final de semana – 15 e 16 de fevereiro

Lages recebe a Annita  

Para falar da vinda de Annita Garibaldi à Lages, a ilustre bisneta da heroína Anita Garibaldi, primeiro preciso confessar que foi uma vivência incrível que trouxe na mesma mulher duas pessoas. A primeira rodeada de “intérpretes” que teimavam em falar e agir por ela. A segunda era leve e se impunha as regras cantando, sorrindo e deixando que seu rosto se iluminasse ao mostrar verdadeira face de Annita, que por um acaso é a bisneta da outra Anita. Para ilustrar esse meu olhar escolhi duas imagens do meu amigo fotógrafo Nilton Wolff e que demonstram todo o meu sentimento sobre essa experiência.

A bisneta de Anita Garibaldi  Essa foto em preto e branco traduz a simbolismo que essa professora e cientista política italiana representa. Ela traz na bagagem as histórias contadas por seu avô, Ricciotti, o quarto e último filho de Giuseppe e de Anita Garibaldi, e de seu pai Sante Garibaldi, um militar e empresário italiano. Quando perguntada “Como é carregar esse nome?” ela responde sorrindo, que para ela sempre foi normal, até que todo mundo começasse a perguntar “Como é carregar esse nome?”. Neste instante, Annita, com dois “enes”, diz ter entendido o valor imenso que a Anita, sua bisavó, tinha tanto para a Itália como para o Brasil. “Ali compreendi que tinha um legado e que seria a transmissora dessa história e iria seguir os passos deles a todos os lugares, e foi essa decisão que me trouxe até aqui”, afirmou ela após realizar o plantio da simbólica Rosa de Anita, flor que representa o bicentenário da sua heroína bisavó. Estava feito o simbolismo.

A bisneta de Anita Garibaldi
Essa foto em preto e branco traduz a simbolismo que essa professora e cientista política italiana representa. Ela traz na bagagem as histórias contadas por seu avô, Ricciotti, o quarto e último filho de Giuseppe e de Anita Garibaldi, e de seu pai Sante Garibaldi, um militar e empresário italiano. Quando perguntada “Como é carregar esse nome?” ela responde sorrindo, que para ela sempre foi normal, até que todo mundo começasse a perguntar “Como é carregar esse nome?”. Neste instante, Annita, com dois “enes”, diz ter entendido o valor imenso que a Anita, sua bisavó, tinha tanto para a Itália como para o Brasil. “Ali compreendi que tinha um legado e que seria a transmissora dessa história e iria seguir os passos deles a todos os lugares, e foi essa decisão que me trouxe até aqui”, afirmou ela após realizar o plantio da simbólica Rosa de Anita, flor que representa o bicentenário da sua heroína bisavó. Estava feito o simbolismo.

A mulher Annita Garibaldi Se na foto preto e branco a Annita seguia os protocolos estabelecidos e por vezes parecia muito mais séria do que era, nesta foto colorida aparece o verdadeiro semblante de Annita. Ao ser presenteada pelo Superintendente da Fundação Cultural Lages, Gilberto Ronconi, com uma ruana, peça eternizada pela heroína e confeccionada por artesãs lageanas, seu sorriso largo apareceu. Seu corpo ensaiou movimentos de dança e ela permitiu-se mostrar da maneira mais carismática existente. Ali estava Annita, a menininha que cresceu rodeada pelas conquistas de sua bisavó e que ao conversar comigo em entrevista, estava leve e feliz por todas as homenagens recebidas. “Estar aqui é muito bom. Plantar a rosa é dar significância a vida da minha bisavó, que era linda, delicada e apaixonante como são as pétalas de uma rosa. Mas ela também era astuta, guerreira, invencível como os espinhos que estão ali para proteger o todo da flor. Assim são as mulheres”, concluiu ela com um afetuoso sorriso.

A mulher Annita Garibaldi
Se na foto preto e branco a Annita seguia os protocolos estabelecidos e por vezes parecia muito mais séria do que era, nesta foto colorida aparece o verdadeiro semblante de Annita. Ao ser presenteada pelo Superintendente da Fundação Cultural Lages, Gilberto Ronconi, com uma ruana, peça eternizada pela heroína e confeccionada por artesãs lageanas, seu sorriso largo apareceu. Seu corpo ensaiou movimentos de dança e ela permitiu-se mostrar da maneira mais carismática existente. Ali estava Annita, a menininha que cresceu rodeada pelas conquistas de sua bisavó e que ao conversar comigo em entrevista, estava leve e feliz por todas as homenagens recebidas. “Estar aqui é muito bom. Plantar a rosa é dar significância a vida da minha bisavó, que era linda, delicada e apaixonante como são as pétalas de uma rosa. Mas ela também era astuta, guerreira, invencível como os espinhos que estão ali para proteger o todo da flor. Assim são as mulheres”, concluiu ela com um afetuoso sorriso.

 

Aniversários

Final de semana de festa para Celso Aurelio Arruda Branco, Juliana Plachi, Eduarda Pereira, Claudio Thomas, Alex Ribeiro, Carol Weber, Daniela Mota Delfes, Jose Carlos Mantovani, Ana Cristina Agustini, Rafaela Walter, Tomaz Antônio Waltrick, Janaína Rasmussen Cruz, Cristina Gubaua e Marisa Rosa Morais.

Aspas

“Nem todo mundo que chega em nossa vida vem com a intenção de ficar. Da mesma forma, que nem todos que se foram queriam partir.”

John Green

Destaque para Salete e Paulo Sagaz, com os filhos Paulo e André Sagaz e nora Ana Maria, em evento lageano

Destaque para Salete e Paulo Sagaz, com os filhos Paulo e André Sagaz e nora Ana Maria, em evento lageano

De olho nas novas Leoas Você ainda não tinha visto bem de pertinho os rostos das nossas novas Leoas da Serra. Eis elas aí, todas vindas da Seleção Brasileira e carregadas de vitórias na bagagem. Lhes apresento: a pivô Nega, a goleira Regiane e a ala Simone. E anota aí, saíram as datas dos jogos da Supercopa. A primeira partida será em Taboão da Serra, no dia 14 de março. Na volta Lages recebe a grande final em 28 de março. Detalhe: A equipe campeã da Supercopa vai para a Libertadores da América. Já estamos que é só torcida! Foto FOm Conradi

De olho nas novas Leoas
Você ainda não tinha visto bem de pertinho os rostos das nossas novas Leoas da Serra. Eis elas aí, todas vindas da Seleção Brasileira e carregadas de vitórias na bagagem. Lhes apresento: a pivô Nega, a goleira Regiane e a ala Simone. E anota aí, saíram as datas dos jogos da Supercopa. A primeira partida será em Taboão da Serra, no dia 14 de março. Na volta Lages recebe a grande final em 28 de março. Detalhe: A equipe campeã da Supercopa vai para a Libertadores da América. Já estamos que é só torcida!
Foto FOm Conradi

O domingo vai ser de festa para José Carlos Mantovani que aproveitará a especial data ao lado da esposa Eloína, da família e amigos. Feliz Aniversário.

O domingo vai ser de festa para José Carlos Mantovani que aproveitará a especial data ao lado da esposa Eloína, da família e amigos. Feliz Aniversário.

Quem soprou velinhas este mês foi a Professora Drª Patrícia Alves De Souza, neste click curtindo férias em solo chileno, no maravilhoso San Pedro do Atacama

Quem soprou velinhas este mês foi a Professora Drª Patrícia Alves De Souza, neste click curtindo férias em solo chileno, no maravilhoso San Pedro do Atacama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*